Toei Animation anuncia seu novo presidente
A Toei Animation anunciou nesta última semana que Katsuhiro Takagi passa a ser o novo presidente do estúdio. O executivo trabalha na empresa há 30 anos e em 2001 passou a ser diretor do departamento de licenciamento, onde ajudou a formar alianças importantes para as marcas mais importantes da Toei. Em 2006, se tornou diretor sênior. Agora como presidente, Takagui pretende dar continuidade as parcerias internacionais da empresa japonesa para que esta possa penetrar em novos mercados com seu extenso catálogo de conhecidos títulos animados, assim como os mais recentes.
“Enquanto nos preparamos para lançar novos títulos no mercado antes do fim do ano, tenho vontade de começar a trabalhar com nossa excelente equipe. O sucesso das produções da Toei Animation a nível internacional é graças ao esforço e talento de seus criadores, animadores e do restante da equipe, que usam sua paixão e imaginação todos os dias para criar todas estas séries que são assistidas em todo o mundo“, declarou Takagi.
A chegada do novo presidente parece realmente estar fazendo a Toei Animation reagir de forma diferente. Uma destas mudanças é a onda de remakes ou de investimentos em antigas franquias de sucesso, como é o caso de Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega, Sailor Moon e Dragon Ball, o trio, considerado a “galinha dos ovos de ouro da Toei”, está atualmente em evidência por conta dos novos projetos relacionados a eles.
Enquanto isso aqui na América Latina, a Toei ainda é vista com desconfiança pelo público por conta da forma que trabalha neste lado do mundo, o que pra muitos fãs é resumido como descaso. A empresa sofreu uma chuva de críticas por conta de Dragon Ball Z Kai, pela forma que a série chegou e a dublagem e por insistir em vender apenas seu “trio dourado” e não em seu catálogo como um todo. Atualmente o estúdio está tentando limpar sua imagem por aqui e já fez mudanças em seu quadro de executivos e está emplacar seus animes nos principais mercados da região.
Um dos objetivos é tentar fazer novamente de One Piece um sucesso na América Latina. A operação tem tudo pra dar certo, uma vez que a produtora já está ciente do que deu errado no passado e desagradou os fãs (versão americana censurada pela 4kids). As negociações já estão acontecendo e em breve um anúncio oficial será feito. Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega, a nova série baseada na obra de Masami Kurumada, é outro título já sendo negociado. Para o mercado hispânico duas séries já estão sendo trabalhadas, Toriko e Mazinger Z, este último deve ser lançado em DVD.
Quanto a franquia Dragon Ball, curiosamente as séries clássicas ainda são as mais vendidas. Diversos canais de TV renovaram o acordo de exibição apenas para as três séries e poucos adquiriram Dragon Ball Kai e o motivo é simples: a rejeição de parte dos fãs foi tão grande que as emissoras se preocuparam com respeito a audiência. A solução, continuar com a versão antiga do anime, o que pra muita gente é a decisão mais sábia.
Espera-se que desta vez, as ações da Toei Animation na América Latina e Brasil tenha algum efeito e não fique apenas na promessa como já aconteceu anteriormente. O desafio agora é vender seus animes aos canais de TV do continente. Títulos disponíveis existem, o grande problema é alguém realmente estar interessado em adquiri-los.
Nenhum comentário